segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Turistas no Espaço. agora você pode

Rússia vai construir nave para enviar turistas ao espaço
Veículo será uma versão renovada das cápsulas Soyuz para viagens em 2014






Nave será uma versão atualizada das cápsulas Soyuz (Nasa)
A empresa espacial russa Energia, fabricante das cápsulas Soyuz, anunciou nesta segunda-feira que está construindo uma nova nave tripulada para enviar turistas para a órbita da Lua a partir de 2014. "A construção está em fase inicial", afirmou Vitali Lopotá, presidente e engenheiro-chefe da Energia, à agência de notícias russa Interfax. Lopotá destacou que as novas naves estarão especialmente equipadas para a realização de programas comerciais com tripulantes não profissionais.

A Energia já negocia o orçamento do projeto, o número de turistas que viajarão em cada voo e o preço que terão de pagar para fazer parte da odisseia espacial. A nova espaçonave será uma versão atualizada das cápsulas Soyuz para receber o novo tipo de tripulante. A futura cápsula fará dois tipos de viagem: à Lua e à Estação Espacial Internacional. De acordo com a Energia, se a jornada turística for uma viagem de ida e volta ao satélite natural, o voo pode se estender por oito ou nove dias. Caso inclua uma visita à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), deve durar até três semanas.

Celebridades - No começo do ano, a companhia Space Adventures (SA), organizadora de voos espaciais turísticos, anunciou a venda de uma passagem na nova Soyuz para uma celebridade por 150 milhões de dólares, mas não divulgou o nome. A ISS já abriu suas portas para sete turistas espaciais: o americano Dennis Tito (2001) foi o primeiro a viajar à plataforma, seguido pelo sul-africano Mark Shuttleworth (2002) e pelo americano Gregory Olsen (2005).

A americana de origem iraniana Anousha Ansari foi a primeira turista mulher a viajar para a estação em 2006, seguida do americano de origem húngara Charles Simonyi (2007) e de Richard Garriott, filho do ex-astronauta americano Owen Garriott. Charles Simonyi foi o único turista a repetir a experiência em março de 2009, enquanto o fundador do Cirque du Soleil, o canadense Guy Laliberté, foi o último amador a visitar a ISS em outubro do mesmo ano. De lá, dirigiu um espetáculo transmitido aos cinco continentes para alertar o mundo sobre o problema da escassez de água.

A Rússia recorreu ao turismo espacial no início dos anos 2000 devido à grave crise de financiamento que afetou seu programa especial após a queda da União Soviética, a primeira potência a enviar um homem ao espaço em abril de 1961. Em 2009, o país decidiu suspender as visitas devido à falta de espaço, uma vez que a tripulação da ISS duplicou para até seis tripulantes, e à decisão dos Estados Unidos de interromper os voos de suas naves.

(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário